- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
home I aquecimento global I notícias I efeito estufa I causas I 6 pragas I fotos I vídeos I links I quem somos I contato
Aquecimento Global . . . .

Busca no site:

.
. . .

 

 

. banco de dados sobre o fenômeno climático .

Aquecimento Global . . . . . . . . > Causas Possíveis
Aquecimento Global

Algumas das possíveis Causas do Aquecimento Global
Causas do Aquecimento Global

Gases Estufa na Atmosfera  

Na Terra, os gases que mais contribuem para o efeito estufa são o vapor d'água, que causa de 36% a 70% do efeito natural (não incluindo nuvens); o dióxido de carbono (CO2), que causa de 9% a 26%; o metano (CH4 ), causando entre 4 e 9%; e o ozônio, que causa entre 3% e 7%. Desde 1750, as concentrações atmosféricas de CO2 e CH4 aumentaram em 31% e 149%, respectivamente, em relação a níveis pré-industriais. Estes níveis são mais altos do que em qualquer outro período nos últimos 650 mil anos, o período este em que é possível extrair informações confiáveis das calotas polares.  

A ciência acredita que níveis tão altos de CO2 só estiveram presentes na atmosfera há 20 milhões de anos atrás. De acordo com o IPCC, o aquecimento global tem como uma de suas principais causas a emissão de gases poluentes como o CO2 pelo homem, com a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, especialmente o desmatamento.

A atual concentração de gás carbônico na atmosfera é de aproximadamente 383 partes por milhão (ppm) em volume. A expectativa é de que, infelizmente, cresça cada vez mais. Em 2100, é possível que atinja entre 541 e 970ppm, caso as reservas de combustível fóssil - carvão, piche ou hidratos de metano - forem extensivamente utilizadas.  

Feedbacks  

Os feedbacks ou processos cíclicos também contribuem para o aquecimento global. A evaporação da água é um deles, pois o CO2 injetado na atmosfera ocasiona o aquecimento da mesma e da superfície da Terra. Tal aquecimento leva a mais evaporação de água e, como o vapor d'água é um gás estufa, isso leva a mais aquecimento e mais evaporação e assim por diante. Esse efeito só pode ser revertido muito lentamente, visto que o CO2 tem um tempo médio de vida na atmosfera longo.

Um feedback ainda sujeito a pesquisa e debate é o gerado pelas nuvens. Vistas de baixo, as nuvens emitem radiação infravermelha de volta à superfície, aquecendo a mesma. Vistas de cima, elas refletem a luz do sol e emitem radiação infravermelha para o espaço, resfriando o planeta. O papel efetivo das nuvens ainda não está bem definido, mas seus efeitos são menos relevantes do que os do vapor d'água.

Outro exemplo de feedback é a relação gelo-albedo. A taxa aumentada de CO2 na atmosfera eleva a temperatura da Terra e leva ao derretimento do gelo próximo aos pólos. Com isso, a terra ou o mar aberto ocupam seu lugar. Ambos são, em média, substratos com menor capacidade de reflexão que o gelo, e, portanto, absorvem mais radiação solar. Isso causa ainda mais aquecimento, gerando mais derretimento de gelo, e o ciclo continua.

 

imprimir a página
imprima somente
o necessário!

vinhos

inicial I fotos I videos I links I contato

Mundo Quente - Todos os direitos reservados 2007 ©