- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
home I aquecimento global I notícias I efeito estufa I causas I 6 pragas I fotos I vídeos I links I quem somos I contato
Aquecimento Global . . . .

Busca no site:

.
. . .


 

 

 

 

. banco de dados sobre o fenômeno climático .

Aquecimento Global . . . . . . . . > Efeito Estufa
Aquecimento Global

Efeito Estufa


CALOR:
Verões têm sido cada vez mais quentes em quase todo o planeta.
O efeito estufa ocorre quando gases da atmosfera - como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e CFC's - absorvem parte da radiação solar, “aprisionando” este calor na Terra. Como resultado, a superfície terrestre fica cerca de 30ºC mais quente ao receber quase o dobro de energia da atmosfera em relação à energia que recebe do sol.

Segundo o IPCC, a aceleração do processo de aquecimento global observada durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento dos gases do efeito estufa. Entre eles o metano, produzido pela flatulência dos ovinos e bovinos. Ele é um dos mais nocivos - cerca de 20 vezes mais potente que o dióxido de carbono. Levando em consideração que a pecuária representa 16% da poluição mundial, cientistas têm procurado a solução para esse problema. Na Nova Zelândia, por exemplo, para compensar os efeitos dos gases emitidos, pensou-se em cobrar imposto pela posse de gado.

 

Nem tão vilão assim

O equilíbrio é fundamental para a vida. Mesmo quando o assunto é efeito estufa. Na verdade, quando não é excessivo, esse processo é importante para a manutenção de temperaturas mais amenas e adequadas da Terra.

Muitos desses gases estufa são produzidos naturalmente, como resultado de erupções vulcânicas, da decomposição de matéria orgânica e da fumaça de grandes incêndios. Por isso são indispensáveis para a existência de vida no planeta.  Contudo, em escala global, o aumento exagerado desses elementos provoca o aquecimento do global e suas conseqüências catastróficas. O derretimento das calotas polares e de geleiras, por exemplo, eleva o nível das águas dos oceanos e dos lagos, submergindo ilhas e amplas áreas litorâneas densamente povoadas. O superaquecimento das regiões tropicais e subtropicais contribui para intensificar o processo de desertificação e de proliferação de insetos nocivos à saúde humana e animal.  

A destruição de habitats naturais provoca o desaparecimento de espécies vegetais e animais. Multiplicam-se as secas, inundações e furacões, com seqüelas de destruição e morte.

   Compartilhe

 

 

 

 

Efeito Estufa
D
escoberto por Joseph Fourier em 1824, foi investigado quantitativamente pela primeira vez por Svante Arrhenius em 1896.

Ao contrário do significado literal da expressão efeito estufa, a atmosfera terrestre não se comporta como uma estufa (ou como um cobertor), na qual não há troca de ar entre o interior e o exterior. A atmosfera, que em geral não armazena calor, apresenta, em média, temperatura constante.

 

inicial I fotos I videos I links I contato

Mundo Quente - Todos os direitos reservados 2007 ©